24 janeiro 2010

Nunca disse te amo tantas vezes

int main(){
     for(int i=0;  ; i++)
          printf("Te amo");
return 0;
}

6 comentários:

Cesar disse...

Vai realmente escrever muitas vezes, pena que a variável inteira i vai estourar assim que atingir o limite da arquitetura. No lugar use um while (true).

ubuntinho disse...

@crg,

Deixa a menina em paz. E daí que a variável i vai estourar. O que você acha que vai acontecer? Quando ele atingir o maior número possível, ele vai estourar e voltar para o menor número possível, e continuar incrementando normalmente. Não vai dar nenhum erro no programa.

E mesmo assim, como ela não está usando a variável i, o gcc é inteligente o suficiente para eliminar essa variável do código compilado mesmo sem ativar otimizações explicitamente. Veja como fica o código assembly x86 compilado:

580:
lea -0x1968(%ebx),%eax
mov %eax,(%esp)
call 418
addl $0x1,-0xc(%ebp)
jmp 580

Viu? Cadê a variável i? Sumiu!

Ou seja, o código dela acabou ficando totalmente equivalente a se ela usasse um while(1) (em C) ou while(true) (em C++).

Cesar disse...

É que eu prefiro não correr o risco do amor acabar porque eu confiei no compilador, prefiro escrever código bom. Eu e minha esposa estamos juntos a 10 anos, naquela época o gcc não era tao bom, imagina se eu acordo um dia e ela me diz "segmentation fault" quero o divorcio. hehehe Melhor escrever código bom, sempre.

ubuntinho disse...

@crg,

Mas isso não tem nada a ver com o compilador. Eu desconheço qualquer arquitetura na qual um estouro de número inteiro cause o disparo de alguma interrupção de erro pelo processador. Isso seria até problema, pois existem muitos códigos de processamento de sinais em C que assumem o comportamento de wrap-around dos inteiros!

Se não acredita, experimente esse código:

#include <stdint.h>
#include <stdio.h>
int main() {
uint8_t c = 0xff;
c++;
printf("%d\n", c);
return 0;
}

Você obterá o resultado zero, e não ocorrerá erro nenhum no programa.

Mesmo que o processador seja de alguma arquitetura maluca que tenha algum comportamento bizarro, o padrão da linguagem C garante o comportamento wrap-around pelo menos para inteiros sem sinal. Para inteiros com sinal o comportamento de wrap-around não é garantido, ou seja, o valor da variável após um estouro não é garantido dependendo da arquitetura, mas nunca resulta em fechamento do programa. No caso de arquiteturas x86, x86_64, ppc, arm, mips, sparc e outras, ocorre o comportamento que eu descrevi.

Outra coisa, "segmentation fault" não tem nada a ver com essa história.

Unknown disse...

Eu ri muito!!!
Mas calma, ou amor não acaba assim, as vezes trava, ou as vezes tem que comecar de novo, mas nao acaba não. Rs =*

Cesar disse...

haha também ri.
Alias acho que vou reescrever esse código e incluir suporte a multithred, depois de 10 anos já é hora de pensar em processos filhos.