27 março 2009

"Será certo o meu modo de viver? É correta a minha maneira de encarar a vida? - eis perguntas que não se devem fazer, pois na realidade não têm resposta. Todas as maneiras de viver são iguais. Há em todas elas uma parcela de vida. Eis o que se deve perguntar: "Já que eu sou o que sou, uma vez que enfrento tais e tais necessidades e problemas de que tantos outros estão aparentemente livres - que devo fazer para, não obstante, suportar a vida e nela encontrar beleza?" Quem, realmente, prestar atenção à voz de vossa consciência, responderá mais ou menos o seguinte: "Sendo como sou, não devo nem invejar nem desprezar os outros por serem diferentes de mim; não devo inquirir sobre o acerto de minha vida; devo, antes, aceitar minha alma e suas necessidades, tanto quanto meu corpo, meu nome, minha origem, etc., como algo gratuito e bom, que me importa apoiar e levar avante, ainda que eu tenha o mundo inteiro contra mim " (Hermann Hesse).

Nenhum comentário: